quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Árvore de Cuia
















 É a primeira vez que vejo essa árvore cujo nome é:
 Cuité ou Árvore de Cuia.

Ela chama atenção pelos grandes frutos redondos e verdes 
pendurados em seus galhos cobertos por muitas folhas.

O fruto maduro torna-se marrom  e depois de colhido, lavado e seco, 
é utilizado na confecção de berimbaus, chimarrão,  
entre outras peças artesanais.



Cuias secas



Artesanato com as cuias




Um dos modelos de cuia para a bebida Chimarrão



Instrumento musical: Berimbau




14 comentários:

  1. Apreciei bastante a sua publicação pois, além de não conhecer, também fiquei surpreendido com o aproveitamento artístico que é possível fazer a partir do fruto.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de ver.São os porongos. Fazem belos trabalhos com elas...beijos, lindo teu post! chica

    ResponderExcluir
  3. Que belas fotos, Vilma! Um fruto que é utilizado lindamente. Esses trabalhos me encantam. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Vilma.
    Que beleza de post, aqui na cidade de João Pessoa, temos na praça cívica muitas dessas árvores, e realmente é uma fonte de renda para os artesãos, e também enviam para diversos estados, inclusive para o Rio Grande.
    Lindas imagens. Adorei o post!
    Sigo esse blog também querida.
    Bjsss.

    ResponderExcluir
  5. Querida Vilma, que luxo de postagem, e eu sou do sul!!
    Só tenho a te agradecer, foi um carinho aos gaúchos!
    Um bom fim de semana, com saúde e paz!!
    beijinho

    ResponderExcluir
  6. Queridos amigos, Juvenal Nunes, Chica, Marilene, Diná, e Tais,
    A Arvore de Cuia esta plantada numa praça próxima de casa, e fiquei impressionada com beleza daquelas bolas verdes penduradas nos galhos, e lá fui eu de pertinho, verificar se alguém havia pendurado essas bolas "plasticas" só por brincadeira. E qual foi minha surpresa, entre pasma e admirada eram frutos verdes de verdade daquela árvore tão folhosa.....
    E fui pesquisar pra saber mais e adorei tudo que descobri!
    Porisso, queridos amigos, fiquei muito contente por voces terem gostado da postagem, fico agradecida e sinto que valeu a pena esse post!
    Obrigada, e tenham um otimo final de semana, pois amanhã já será sexta-feira!
    Cuidem-se! Beijos

    ResponderExcluir
  7. UI!
    Que beleza de fotos!
    Eu náo conheço esta árvore e é tão boa para fazer arte.
    Obrigada!
    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Piedade!
      Fiquei contente por levar até você essa árvore que dá belos frutos para artesanato.
      Beijos, querida!!

      Excluir
  8. una belleza de publicacion...aqui estamos aprendiendo.. no sabia de este arbol, pero me encanta la utilizacion de los frutos. Aqui en Argentina tomamos "mate" todo el tiempo y veo que alli has publicado varias fotos de ellos..todos artesanales. Preciosos. Un abrazo querida Vilma, disculpas si no llego a tiempo con los comentarios y las visitas..tarde ....pero llego!!! jajaj besos y que tengas una semana bendecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eli, querida
      Sim, o "mate" em teu país e no sul do meu Brasil toma-se muito mesmo e em bonitas cuias. Preciosa é sua visita, e fique tranquila quanto ao tempo que aqui você chega. Voce é muito bem vinda a qualquer hora. Obrugada pela visita.
      Tenha uma ótima semana.
      Beijos

      Excluir
  9. Vilma,
    Adorei seu blog.
    E essas imagens são maravilhosas.
    Há um espaço aqui perto
    onde moro que tem uma
    linda arvores dessa.
    aprecio o som dela no berimbau.
    Jpa seguindo aqui
    vou adorar recebê-la
    no Espelhando.
    Bjins de boa nova semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cathia, Obrigada pela vinda ao meu blog de fotos.
      Assim que eu puder estarei te visitando.
      Deixo meu carinho e desculpas pela demora em te responder.
      Tenha uma ótima semana.
      Beijos

      Excluir
  10. ...fotos incríveis, trabalho de arte primoroso e tão poétco! Parabens>

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Poeta Vilma fantástica postagem ampliando conhecimentos !
    Um belo final de semana
    Se cuida
    Bjs de violetas * * *

    ResponderExcluir

Página Inicial