sábado, 16 de fevereiro de 2013

"TECA" Árvore de Folhas Gigantes







Parque Ecológico da cidade Araras-SP




Hoje me deparei com essa jovem árvore 
que me chamou atenção quando de perto 
eu vi o tamanho das suas folhas.




 E graças a amiga Ana Paula Gaspar, 
nome dessa árvore de folhas gigantes foi identificada.

A árvore se chama Tectona Grandis, 
popularmente chamada "TECA".

Quando adulta, ela atinge 
entre 25 a 35 m de altura 
e suas folhas chegam medir 
de 30 a 60 cm de comprimento 
por 20 a 35 cm de largura.

É muito apreciada pela qualidade 
da madeira e pela rusticidade.

Obrigada Ana Paula, pelo carinho 
e empenho!


Veja mais em: 
http://www.ipef.br/identificacao/tectona.grandis.asp

Vilma Piva
Direitos Autorais Reservados ®

12 comentários:

  1. Tão bonito Vilma.

    Deixo o meu carinho.

    Bom domingo!!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Ana, por sua passagem e carinho!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olha, o nome tá difícil, mas o que chamou minha atenção foi o tamanho de suas folhas, nunca tinha visto isso! Linda, linda...
    Você está uma fotógrafa de mão cheia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tais, querida,
      Essa árvore de grandes folhas poderia até se chamar- àrvore de folhas amazônicas...rs
      Fiquei bem contente com teu elogio!
      Obrigada pelo carinho!!

      Beijos, Vilma

      Excluir
  4. realmente as folhas são enormes, mas as fotos resultaram bem.

    um verde imenso cheirando a esperança.

    beijo

    boa semana

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Piedade Sol, querida,
      Sim, esse verde é exuberante, vivo, intenso!
      Obrigada pelo carinho!
      Que tua semana seja linda, brilhante com muito sol!
      Beijos,Vilma

      Excluir
  5. Suas folhas são verdes grandes e profundas. Eu sei que este tipo de árvore deve ser específico para a flora do país.

    Beijos

    http://ventanadefoto.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Ventana de Foto,
      Eu tenho a impressão que essa árvore é brasileira
      da região do Amazonas. Bem, é puro palpite...rs
      Obrigada pelo carinho.

      Beijos,Vilma

      Excluir
  6. Olá Vilma pesquisando arvores de folhas grandes cheguei em seu blog. Aonde moro também tem dessas árvores e eu também quero saber o nome, mas se eu descobrir voltarei aqui para te dizer. Moro em Eldorado do Sul próximo a Porto Alegre no RS. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliane , querida, a amiga Ana Paula Gaspar, conseguiu o nome dessa árvore - "Tectonia Grandis"- popularmente chamada de "Teca" e nos deixou esse site para outras informações: Veja mais em: http://www.ipef.br/identificacao/tectona.grandis.asp

      Obrigada pela visita. Valeu!!
      Beijos!

      Excluir
  7. OLÁ, VILMA!
    TENHO DUAS DESSAS ÁRVORES PLANTADAS NO SÍTIO E ELAS SÃO REALMENTE MARAVILHOSAS! O NOME DESSA ESPÉCIE É TECA. ELA VEM DO SUDOESTE ASIÁTICO E SUA MADEIRA, MUITO PROCURADA, É USADA NA CONSTRUÇÃO NAVAL E TAMBÉM NA FABRICAÇÃO DE MÓVEIS.
    Veja mais em: http://www.ipef.br/identificacao/tectona.grandis.asp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, querida, que maravilha, você conseguiu descobrir o nome dessa gigante de folhas verdes e ainda duas "Tecas" no seu sítio! Legal!!!
      Já estive no site indicado conhecendo melhor essa árvore que chama atenção pelo tamanho das folhas, elas chegam a medir até 30 a 60cm de comprimento por 20 a 35cm de largura.
      Obrigada, amiga, pelo carinho da sua preciosa informação e convido a todos que conheçam essa belissima árvore no site que você indicou: http://www.ipef.br/identificacao/tectona.grandis.asp

      Beijos, Vilma

      Excluir

Página Inicial